Resenha: Álbum de Família

3 de março de 2014

Autor: Nelson Rodrigues
Páginas: 109
Editora: Nova Fronteira
Classificação:
Nelson Rodrigues desmistifica a imagem aparentemente normal de uma família. Enquanto um speaker (locutor) faz elogios à harmonia e à felicidade da família completamente falsos, seus componentes posam para retratos ("O speaker é uma espécie de Opinião Pública", orienta Nelson na abertura do primeiro ato), num espaço de tempo que vai de 1900 até 1924. A peça mostra as obsessões incestuosas que corroem seu interior e resultam em diversos atos de violência e perversão sexual. "Álbum de família, a tragédia que se seguiu a Vestido de noiva, inicia meu ciclo do ´teatro desagradável´. Quando escrevi a última linha, percebi uma outra verdade. As peças se dividem em interessantes e vitais", afirmou o dramaturgo. A peça foi fundamental, segundo o próprio Nelson para que ele se tornasse um "abominável autor". Depois de sua encenação, conta, "por toda parte, só encontrava ex-admiradores". A obra foi proibida durante vinte anos por "preconizar o incesto e incitar ao crime", segundo a censura da época.



Por indicação do meu curso de arte, comecei a ler o livro ''Álbum de Família'' em pdf. Foi o primeiro livro de Nelson Rodrigues que li (do Nelson, li somente um texto chamado ''O Macaco'') e acabei amando.

A história do livro é - em sua maior parte - escrita predominantemente por diálogos entre os personagens e o narrador (speaker). É escrita em forma de ''atos'' e cada um é mais surpreendente que o outro. No livro, sempre antes de os diálogos começarem, eram feitas ''fotografias'' no palco (o livro é escrito como peça de teatro) e isso nos dava a noção de qual ambiente estava por vi e quem seria os personagens da cena. O speaker era alguém que tinha uma visão ''boa'' sobre a família, mas aí descobrimos que a história se opõem a isso.

Que família não tem problemas? Nenhuma. Essa, no entanto, tem problemas demais. Todos os personagens escondem algo e isso foi o que mais me prendeu ao livro. A história se desenrolou em variados ambientes, como a fazenda de Jonas, o convento onde está Teresa e Glória e a igreja. Em cada cena, algo novo aparecia, mais um conflito era posto. Gostei disso, pois me surpreendi bastante com todos os personagens. Suas personalidades eram todas distintas e próprias. Nelson Rodrigues é realmente O CARA. Não sei nem como me expressar em palavras para classificar essa obra extraordinária que deveria ser mais conhecida. Devia! 
Hoje em dia, ela não é mais censurada, mas acredito que várias pessoas a repugnariam. 
Porém, para mim, é uma verdadeira obra de arte! Uma arte de escrever detalhadamente, tendo uma escrita riquíssima.

Não fiquei surpreso por ter gostado tanto desse livro. Afinal, li ''Amor de Perdição'' de Camilo Castelo Branco e acabei me apaixonado por literatura, principalmente, as antigas.''Álbum de Família'' entra para a lista dos meus favoritos devido à todos os requisitos terem atingido a nota máxima por mim. Espero que vocês leiam. É uma leitura bem gostosa. Super recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário